A nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Eustáquio Portella, em Valença do Piauí, foi inaugurada, nesta sexta-feira (3), pelo governador Rafael Fonteles. Com dez leitos, a estrutura amplia a assistência de alta complexidade no Território Vale do Sambito e integra os investimentos do Governo do Estado para qualificar o atendimento hospitalar na região. Ao todo, foram investidos mais de R$ 3,1 milhões na reforma, ampliação e modernização da unidade.
A implantação da UTI representa um importante avanço para a saúde do território, reduzindo a necessidade de transferências de pacientes para hospitais de outros municípios. Com o novo serviço, a unidade passa a oferecer uma assistência ainda mais completa à população de Valença e das demais cidades da região.
“Acredito que essa é a maior obra do nosso governo no Vale do Sambito. Esse hospital reformado e com UTI, além da Central de Diagnóstico e da Central de Parto Normal, que está sendo construída, representa a maior revolução para a saúde pública dessa região do Piauí em mais de 200 anos. Essa era a principal demanda do povo: saúde. Governo que se preza e que está sempre conectado com o povo faz o que é prioridade para o povo. Fizemos obras em várias áreas, mas a mais importante tinha que ser na maior prioridade, que é a saúde. O Hospital Eustáquio Portella está em um novo patamar e certamente vai salvar mais vidas e cuidar melhor da saúde da população da região valenciana”, destacou o governador Rafael Fonteles.
A entrega da UTI integra um conjunto de investimentos realizados pelo Governo do Estado para modernizar e ampliar a capacidade de atendimento do hospital. Recentemente, a unidade recebeu 20 novos leitos de enfermaria clínica, aumentando a capacidade de internação e reforçando a assistência aos pacientes.
Para o secretário da Saúde, Dirceu Campêlo, a entrega da UTI representa um marco para o fortalecimento da assistência hospitalar na região. “É um sonho se realizando aqui para Valença e todo o Vale do Sambito. Com dez leitos de UTI, conseguimos aumentar a complexidade dos diagnósticos, dos tratamentos e das cirurgias ofertadas à população, garantindo mais segurança, mais saúde e mais humanização para toda a região”, afirmou.
Além da implantação da UTI, o hospital recebeu outras intervenções, entre elas a modernização da Sala Vermelha, destinada ao atendimento de pacientes em estado crítico. O espaço foi equipado com equipamentos de alta complexidade, monitores multiparâmetros, ventiladores mecânicos e desfibrilador, ampliando o suporte às equipes de saúde e oferecendo mais segurança aos usuários.
O Hospital Regional Eustáquio Portella também ampliou sua oferta de serviços especializados. Atualmente, a unidade realiza cirurgias por videolaparoscopia, exames de endoscopia e registra mais de 1.500 tomografias por mês, garantindo à população acesso a diagnósticos mais precisos e tratamentos cada vez mais modernos.
Álbum de fotos relacionado
Inauguração da UTI no hospital regional Eustáquio Portela, em Valença
Fotos: Fabio Andrade
