Foto: Ascom Semai
A Prefeitura de Teresina apresentou, nesta quinta-feira (05), os resultados de sua política de enfrentamento ao calor extremo durante o 4º Encontro Nacional do Fórum CB27. O evento, de 4 a 6 de novembro, reúne representantes das capitais brasileiras para discutir estratégias de prevenção, adaptação e resposta aos impactos das mudanças climáticas.
O coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira Martins, representou o município no painel “Resposta: Instrumentos para prevenção, recuperação e reconstrução nas cidades”. Ele apresentou experiências desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Articulação Institucional (SEMAI) e da Agenda Teresina 2030, com ênfase no uso de dados para orientar políticas públicas.
Um dos destaques foi a Rede Hiperlocal de Monitoramento Ambiental, implantada em abril de 2026, que acompanha temperatura e umidade relativa do ar em seis pontos da cidade.
Em outubro, a rede registrou temperatura máxima pontual de 45,22 °C, no bairro Primavera, e umidade relativa mínima horária de 16,29%. Nos seis pontos monitorados, as temperaturas médias horárias atingiram ou superaram 35 °C durante 8,5 horas por dia, em média. Os dados também apontaram o intervalo das 12h às 16h como o período de maior intensidade térmica, reforçando a necessidade de medidas preventivas para proteger a população, os animais e a vegetação urbana.
A apresentação mostrou como essas informações vêm contribuindo para decisões concretas. Entre os exemplos estão a antecipação da jornada dos trabalhadores da limpeza pública, acordada pela Prefeitura com a categoria; as recomendações do Ministério Público do Trabalho para proteger trabalhadores da construção civil; e a mobilização de profissionais de saúde pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí durante o segundo turno das eleições.
“É um trabalho de inteligência territorial. Nosso objetivo não é apenas medir o calor, mas transformar dados em decisões. Quando conseguimos utilizar essas informações para orientar jornadas de trabalho, fortalecer medidas preventivas e proteger as pessoas mais expostas, demonstramos que uma política climática baseada em evidências pode produzir resultados concretos para a população”, afirmou Leonardo Madeira.
O município também apresentou iniciativas de adaptação climática, como o projeto Territórios de Resfriamento, que prevê infraestrutura verde, arborização e soluções baseadas na natureza, além de experiências de cooperação nacional e internacional voltadas ao fortalecimento da resiliência urbana.
A participação no Fórum CB27 reforça a atuação da Prefeitura de Teresina na construção de políticas públicas que integrem conhecimento científico, planejamento urbano e proteção à vida.
