Rodas de conversa sobre o Abril Azul nos Serviços Florescer (Foto: Ascom SMPM)
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), realizou durante todo o mês de abril uma programação especial nos serviços Florescer com rodas de conversa voltadas à campanha Abril Azul, abordando a temática “Desafios, Direitos e Inclusão”.
A iniciativa teve como objetivo promover conscientização, informação e acolhimento às mulheres atendidas pela rede, especialmente aquelas que convivem diretamente com a realidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seus contextos familiares e sociais.
Os encontros foram conduzidos pela advogada, Claudene Chaves e pela psicóloga, Joseli de Oliveira, técnicas da rede de enfrentamento à violência e empoderamento feminino, que abordaram questões relacionadas aos direitos das pessoas com autismo, inclusão social, acesso às políticas públicas e a importância do acolhimento familiar e comunitário.
Rodas de conversa sobre o Abril Azul nos Serviços Florescer (Foto: Ascom SMPM)
Durante os encontros, mulheres participaram de momentos de diálogo, escuta e troca de experiências, compartilhando vivências sobre maternidade atípica, inclusão social e acesso a políticas públicas. A ação reforçou a importância de ampliar o debate sobre autismo, combater preconceitos e garantir que informações qualificadas cheguem à população.
Para a SMPM, discutir o autismo também significa reconhecer e acolher a realidade de muitas mulheres que assumem, diariamente, o cuidado e a defesa dos direitos de pessoas autistas. A Secretaria segue fortalecendo ações socioeducativas e reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e respeitosa com as diferenças, promovendo cidadania, autonomia e proteção às mulheres em toda a rede de atendimento.
