Agenda Teresina 2030 debate Sustentabilidade Governança Ambiental em evento para startups

Bárbara Sales, Thamires Morais e Elisa Carvalho e participantes do Startup Day

Representando a Agenda Teresina 2030 e a Secretaria Municipal de Articulação Institucional (SEMAI), as analistas
Bárbara Sales, Thamires Morais e Elisa Carvalho participaram neste sábado (20) do Startup Day 2026. Realizado no Sebrae, região central de Teresina, o evento é um movimento nacional do Sebrae Startup que reuniu empreendedores e especialistas no espaço Sebraelab para uma jornada de conexão e conhecimento.

Um dos destaques da programação foi a participação da Agenda Teresina 2030, que integrou a mesa redonda focada em Sustentabilidade e Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). A presença da equipe da Agenda Teresina 2030 teve como objetivo principal auxiliar startups locais a compreenderem que a sustentabilidade não é apenas um “item opcional”, mas um pilar de competitividade.

Durante o debate, foram apresentados caminhos práticos para que os novos negócios alinhem suas operações às Práticas ESG, facilitando o acesso a investimentos e a mercados mais exigentes.

Entre os temas discutidos estavam adaptação climática — como as startups podem criar soluções para os desafios urbanos de Teresina —, métricas ESG — o que investidores buscam em empresas que se dizem sustentáveis —, e o “Caminho das Pedras” — dicas práticas para implementar processos éticos e de baixo impacto ambiental desde o primeiro dia de operação.

“Participar do Startup Day no Sebraelab nos permite conectar o planejamento de longo prazo da nossa cidade com a agilidade das startups. Queremos que o empreendedor teresinense nasça com o DNA da inovação sustentável”, destacou Barbara, ao lado da equipe da Agenda 2030.

O Startup Day é um evento co-criado com parceiros de todo o País, ocorrendo de forma descentralizada. Em Teresina, o Sebraelab serviu como braço de troca de experiências, consolidando o ecossistema de inovação do Piauí.