EM Conselheiro Saraiva (Foto: Semec)
A Escola Municipal Conselheiro Saraiva realizou, nessa segunda-feira (23), a etapa escolar da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA). Com o tema “Educação e Justiça Climática”, a ação envolveu alunos do 7º e 8º ano em um momento de reflexão, pesquisa e protagonismo juvenil.
Durante a conferência, os estudantes apresentaram projetos de intervenção voltados à preservação do meio ambiente, todos desenvolvidos com a orientação dos professores Dihego, Adriano e Ana Paula. A proposta da conferência é estimular a consciência ambiental nas escolas, promovendo discussões sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e ações locais que contribuam para o equilíbrio ecológico.
O projeto eleito para representar a escola tem como foco o aproveitamento da água dos aparelhos de ar-condicionado para irrigação de uma horta escolar. A ideia surgiu a partir da observação da rotina da escola e propõe uma solução sustentável, econômica e educativa, estimulando o pensamento crítico e o envolvimento direto dos estudantes com práticas de cuidado ao meio ambiente.
Os alunos do projeto eleito também poderão ter a oportunidade de participar etapa estadual que acontece nos dias 7 e 8 de agosto, em Teresina, e a etapa nacional será realizada no dia 11 de outubro, em Brasília.
A próxima etapa será a conferência municipal, onde o projeto da EM Conselheiro Saraiva será apresentado junto às propostas de outras unidades escolares
A conferência escolar é o ponto de partida do processo. A partir de debates e reflexões sobre o tema, os estudantes desenvolvem um projeto de ação, elegem um(a) delegado(a) e um suplente (crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos), além do(a) educador(a) que os acompanhará nas etapas seguintes. A vivência pode ser articulada com a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com Vida), fortalecendo a construção de uma escola mais sustentável e consciente.
A iniciativa reforça o compromisso da rede municipal de ensino com uma educação voltada à cidadania, à ciência e ao futuro do planeta.