GCM intensifica ações da patrulha Maria da Penha no Carnaval

Patrulha Maria da Penha (Foto: Ascom GCM)

Fevereiro chegou. É tempo de Carnaval. Mas a violência contra a mulher não faz parte da festa e com a chegada do período carnavalesco, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semusp) reforça que alegria, respeito e cuidado devem caminhar juntos. Durante todo o Carnaval, a Guarda Maria da Penha, grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM), intensifica suas ações de proteção, prevenção e orientação, garantindo que mulheres possam viver a festa com segurança e dignidade.

A atuação da Guarda Maria da Penha inclui presença estratégica nos locais de maior circulação de pessoas, ações educativas, orientação direta ao público e acolhimento imediato a mulheres em situação de violência ou importunação. O objetivo é claro: prevenir abusos, combater o assédio e assegurar respostas rápidas e humanizadas sempre que necessário.

O Carnaval é espaço de celebração, não de violência. Sem assédio. Sem importunação. Sem violência.

A Semusp/GCM reafirmam que qualquer gesto, fala ou atitude sem consentimento é crime e será tratado com a seriedade que o tema exige. O Carnaval é para todos — e deve ser vivido com responsabilidade e respeito. Sem assédio. Sem importunação. Sem violência.