O enxadrista Henrique Veloso, natural da cidade de Picos, foi classificado em 7º lugar no ranking de melhores do xadrez brasileiro no mês de abril. O atleta concorreu na categoria Sub-20 Absoluto da plataforma Chess, que reúne 200 milhões de membros.
Desde o mês de janeiro, Henrique consegue se manter entre os melhores na sua categoria, conta o atleta. “O apoio do Bolsa Atleta é muito importante e faz uma diferença absurda. No ano passado, consegui elevar 250 pontos em poucos meses, com participações em vários campeonatos e alcancei essas colocações com a ajuda em passagens, hospedagem, inscrições e preparação”.
E se engana quem pensa que os esforços de um enxadrista são apenas mentais, nos cálculos, estratégias e táticas. Henrique conta que a preparação física também é muito importante. “O treino físico é fundamental para a resistência e contribui para que eu possa aguentar alinhamentos durante quatro ou cinco horas em uma partida. E como são duas partidas por dia, na maioria dos torneios, então de 8h a 10h, dependendo da dificuldade das partidas”, disse Henrique.
Para a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, esse é o sentido do Bolsa Atleta Piauí, dar condições aos desportistas de terem preparação adequada para participar do maior número de competições. “Neste ano, o Henrique continua com o benefício do Bolsa Atleta e a tendência é ir cada vez mais para o topo dos rankings”, disse a secretária.
No último mês, Henrique jogou quatro torneios nas quatro semanas e conquistou o vice-campeonato teresinense de xadrez, jogou o memorial Bob Fischer em João Pessoa e o torneio memorial João Orlando, na Parnaíba, ficando em segundo lugar também. No último final de semana jogou o Aberto do Brasil, em Santa Luzia do Maranhão, torneio de nível nacional e conseguiu o terceiro lugar.
Para a classificação no ranking, Henrique alcançou 2215 no rating (ferramenta que mede o desempenho de um jogador contra outro oponente, que varia de 100 ao infinito), enquanto o primeiro colocado ficou com rating 2324.