A secretária das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, participou, nesta quinta-feira (17), da 2ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres do território Serra da Capivara, realizada no município de São Raimundo Nonato. O evento reuniu cerca de 200 pessoas de diversos municípios, consolidando-se como um espaço essencial de escuta, debate e proposição de políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade de gênero.
A conferência integra as etapas preparatórias para a 6ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, em Teresina, e para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), marcada para setembro, em Brasília. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”, a mobilização fortalece o pacto federativo em torno da agenda de direitos das mulheres.
“A conferência teve como foco discutir caminhos para transformar a realidade das mulheres, não apenas em seus municípios, mas em todo o estado do Piauí. Foi um momento de construção coletiva, em que dialogamos sobre o enfrentamento à violência, a promoção da autonomia econômica, o acesso à cultura, à saúde, à educação e a importância da participação das mulheres nos espaços de decisão”, destacou a secretária Zenaide Lustosa.
A participação ativa das gestoras municipais evidenciou o compromisso com a ampliação das políticas públicas no território. A secretária da Mulher de João Costa, Marislane Costa, destacou a importância da união.“Quando uma mulher se levanta, sempre levanta um batalhão junto. E é isso que a gente busca em João Costa”, disse.
Já para a secretária da Mulher do município de Jurema, Larissa Ramos, o evento é um marco fundamental para o município e um momento estratégico que reafirma o compromisso com a escuta das comunidades, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas a partir da realidade local.
O promotor de justiça Diego Melo, da 4ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, destacou a importância do Ministério Público como parceiro da pauta.“Atuamos na fiscalização de medidas protetivas e desenvolvemos projetos como o ‘Elas no Controle’, que já chegou à região, sempre com o intuito de reduzir vulnerabilidades e promover autonomia”. reforçou.
Participaram da conferência representantes dos municípios com Organismos de Políticas para Mulheres (OPM): Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Jurema, São Braz, São João, São Lourenço, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato. Também estiveram presentes municípios que ainda não possuem OPM: Campo Alegre do Fidalgo, Coronel José Dias, Guaribas, João Costa, Lagoa do Barro e Várzea Branca.