Foto: Ascom FMS
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina dará continuidade às ações de assistência à saúde da mulher com a chegada da Carreta da Mulher à Unidade Básica de Saúde (UBS) padre Mário Rocchi, zona Sudeste, onde ficará instalada de 9 de novembro a 18 de dezembro. Os atendimentos serão realizados de segunda-feira a sábado, ampliando o acesso da população feminina a consultas e exames especializados.
A unidade móvel disponibilizará consulta com ginecologista e os seguintes procedimentos: mamografia, ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia pélvica, além de biópsias de mama e do colo do útero.
A iniciativa integra as estratégias da FMS para fortalecer a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado integral à saúde da mulher, facilitando o acesso a serviços especializados na rede municipal de saúde.
Para ter acesso aos atendimentos, as mulheres que estão na fila de regulação devem procurar a UBS mais próxima para verificar a situação e realizar o agendamento. É necessário apresentar encaminhamento médico, documento de identificação com foto e CPF. No dia do atendimento, também será solicitado o comprovante de agendamento.
A prioridade é para pacientes que já estão na fila de regulação. No entanto, pessoas que tenham indicação médica para os procedimentos também poderão solicitar o agendamento por meio do Sistema Gestor.
“Reforçamos que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para a promoção da saúde e a qualidade de vida das mulheres, e orientamos a população a procurar a unidade de saúde mais próxima para obter informações sobre os agendamentos”, diz Leopoldina Cipriano, presidente da FMS.
Foto: Ascom FMS
