Governo amplia presença do Corpo de Bombeiros no interior do Piauí com entrega de oito novas unidades em 2026 – pi.gov

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) ampliou a presença no interior do estado em 2026 com a implantação de oito novos subgrupamentos. As unidades foram instaladas em Uruçuí, Valença do Piauí, Água Branca, Bom Jesus, Paulistana, Luís Correia, Corrente e Campo Maior. A expansão aumenta a capacidade de resposta a incêndios, acidentes, ocorrências de salvamento e situações de emergência.

O reforço da estrutura e as ações preventivas contribuíram para a redução dos incêndios em vegetação durante o período mais crítico da estiagem. Em julho e agosto de 2026, foram registradas 466 ocorrências no estado, contra 953 no mesmo período de 2025. A redução foi de 51,1%.

Foto: Gabriel Paulino

Os oito novos subgrupamentos já foram entregues pelo Governo do Piauí ao longo de 2026. Somente em setembro foram inauguradas as unidades de Paulistana, Luís Correia, Campo Maior e Corrente.

Cada subgrupamento conta com cerca de 26 bombeiros. Com a ampliação, o CBMEPI chega a 18 instalações em funcionamento no Piauí. Atualmente, a corporação possui mais de 770 militares, distribuídos entre atividades operacionais e administrativas.

A expansão da estrutura ocorre junto com a destinação de R$ 23,7 milhões para novos investimentos em viaturas e equipamentos de combate a incêndios no Cerrado do Piauí. O recurso permitiu a entrega de 14 caminhonetes 4×4 equipadas para combate a incêndios florestais, quatro viaturas Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF), 320 bombas costais flexíveis e 140 sopradores.

Foto: Gabriel Paulino

Em maio de 2025, o Governo do Piauí também destinou mais de R$ 10 milhões do Tesouro Estadual para a aquisição de seis viaturas, sendo quatro caminhões Auto Bomba Tanque e duas ambulâncias. O investimento incluiu ainda 100 uniformes de mergulho e mais de 400 máscaras especializadas.

Piauí tem redução no número de incêndios

No acumulado de janeiro a agosto, o Piauí registrou 865 incêndios em vegetação, ante 1.121 no mesmo período do ano passado. A queda acumulada foi de 22,8%. Antes do período mais seco, o CBMEPI intensificou as ações de prevenção, principalmente na região sul do estado.

Em maio e junho, a corporação realizou uma operação conjunta com o Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Piauí (BPA/PMPI) em municípios como Uruçuí, Corrente, Bom Jesus e Canto do Buriti. Durante a operação, foram realizadas 137 palestras em povoados e comunidades rurais.

Foto: Gabriel Paulino

As atividades alcançaram quase 5 mil pessoas com orientações sobre prevenção de incêndios, construção de barreiras corta-fogo e alternativas ao uso do fogo no manejo das propriedades.

Além do combate às queimadas, os novos subgrupamentos ampliam o atendimento a ocorrências de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndios e ações de defesa civil em diferentes regiões do Piauí.

Foto: Gabriel Paulino