HUT inicia programa de ginástica laboral para promover a saúde dos colaboradores – Prefeitura Municipal de Teresina

Com o compromisso de cuidar da saúde de seus colaboradores, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) iniciou intervenção fisioterapêutica voltada à promoção da saúde do trabalhador. A ação começou pelo setor de Faturamento, que passou a receber sessões de ginástica laboral realizadas pela equipe de fisioterapia do hospital em parceria com uma universidade.

A iniciativa tem como objetivo prevenir lesões ocupacionais, reduzir desconfortos musculoesqueléticos, melhorar a postura e proporcionar mais qualidade de vida aos profissionais que desempenham atividades administrativas e permanecem longos períodos em posições estáticas durante a jornada de trabalho. O projeto leva exercícios de alongamento, mobilidade e relaxamento diretamente ao ambiente de trabalho, promovendo momentos de cuidado e conscientização sobre a importância da prevenção de doenças relacionadas às atividades laborais.

De acordo com a gerente do setor de Fisioterapia do HUT, Danila Vieira, a iniciativa surgiu da necessidade de ampliar as ações voltadas à saúde dos trabalhadores da instituição. “Este projeto de ginástica laboral nasceu da urgência de cuidar de quem cuida da nossa instituição. Sabemos que a rotina de trabalho pode gerar sobrecargas físicas e emocionais, por isso buscamos estratégias que contribuam para a prevenção de lesões, a promoção do bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos nossos colaboradores”, destaca.

A ação reforça a importância de olhar para a saúde do trabalhador de forma integral, reconhecendo que um hospital eficiente também é construído por profissionais saudáveis, motivados e valorizados. A diretora geral do HUT, Aranucha Brito, ressalta ainda que a proposta vai além da prevenção de problemas físicos. “Quando promovemos saúde dentro do ambiente de trabalho, fortalecemos o engajamento das equipes, melhoramos a disposição dos profissionais e contribuímos para um ambiente mais acolhedor e produtivo”, diz Aranucha.

Com a adesão do setor de Faturamento, a expectativa é que o programa seja ampliado para outras áreas administrativas e técnicas do HUT, consolidando uma cultura permanente de prevenção, promoção da saúde e valorização dos trabalhadores dentro do maior hospital de urgência e emergência do Piauí, diz Danila. A iniciativa integra as ações institucionais voltadas ao cuidado com as pessoas que fazem o HUT funcionar diariamente, reforçando o compromisso da gestão com a saúde.