Jogos Escolares Piauienses
Atletas que se destacaram nas disputas garantiram vaga para representar o município em Teresina, no mês de agosto, e mantêm vivo o sonho de chegar aos Jogos Escolares Brasileiros.
Jaqueline Figueredo / SECOM / sexta-feira, 3 julho , 2026
Mais uma etapa foi concluída com sucesso nos Jogos Escolares Piauienses (JEPI’s) 2026 – Etapa Polo Picos. Após dois dias de competições marcadas por talento, espírito esportivo e integração entre estudantes de diversas escolas municipais, estaduais e particulares, foram definidos os atletas e equipes classificadas para a fase estadual da competição, que será realizada em agosto, em Teresina.
Ao longo da programação, estudantes disputaram provas de atletismo, futsal, handebol, voleibol de quadra e vôlei de areia, demonstrando dedicação e alto nível técnico nas diferentes modalidades.
No atletismo, os alunos do município conquistaram um total de 35 medalhas, sendo 10 de ouro, 14 de prata e 11 de bronze.
A Escola Municipal Heli Nunes liderou o quadro de medalhas da modalidade, com 11 conquistas, seguida pela Escola Nossa Senhora dos Remédios, com 8 medalhas; Escola Cívico Militar, com 7; Otília Neiva, com 6; Manoel Inácio e Nossa Senhora Aparecida, com 2 medalhas cada; além dos colégios IMH e Machado de Assis, com uma medalha cada.
Nas modalidades coletivas, também houve destaque para as equipes picoenses. O Colégio Cívico Militar conquistou a medalha de prata no vôlei de areia feminino (12 a 14 anos) e no futsal feminino (12 a 14 anos). Já o IMH foi campeão no handebol feminino (15 a 17 anos) e no futsal masculino (15 a 17 anos), garantindo vaga para a etapa estadual.
Entre os atletas classificados está Paulo Fernando, da Escola Nossa Senhora dos Remédios, campeão no salto, com a marca de 9,10 metros. O estudante comemorou a conquista e já mira novos desafios.
“Estou muito feliz em ter conquistado minha vaga no estadual. Agora é me preparar para conseguir vencer lá também e ir para o nacional.”
Outra atleta que garantiu classificação foi Lívia Marine, da Escola Heli Nunes, campeã do salto em distância. Emocionada, ela destacou a importância da conquista.
“Eu estou muito feliz em ter conseguido conquistar minha vaga no estadual. É a realização de um sonho. Espero que me saia bem no estadual e consiga ir para os Jogos Brasileiros. Torçam por mim!”
As provas de atletismo aconteceram no 3° BEC, grande parceira do município na promoção de esportes, especialmente para estudantes. Outros espaços onde os jogos aconteceram foram no Ginásio Poliesportivo, AABB, Sest Senat e quadra do IMH.
A premiação aconteceu no 3° BEC para os estudantes que disputaram no atletismo e para as demais categorias foi realizado no Teatro Sávio Barão.
A etapa Polo Picos reuniu estudantes de mais de 20 municípios da região, consolidando o evento como uma das maiores competições do esporte escolar no interior do estado. Entre as cidades participantes estiveram Aroeiras do Itaim, Belém do Piauí, Padre Marcos, Simões, Santa Cruz do Piauí, Vila Nova do Piauí, Picos, Geminiano, São José do Piauí, Isaías Coelho, Marcolândia, Fronteiras, Wall Ferraz, Dom Expedito Lopes, Pio IX, Francisco Santos, Alegrete do Piauí e Ipiranga do Piauí, além de outras delegações. Representando Picos, participaram escolas da rede municipal, além dos colégios Machado de Assis e IMH, reforçando a diversidade de instituições envolvidas e contribuindo para o sucesso e a grandiosidade da competição.
Com o encerramento da etapa polo, os atletas classificados iniciam agora a preparação para representar Picos na fase estadual dos Jogos Escolares Piauienses. A expectativa é de que os bons resultados conquistados na etapa regional se repitam em Teresina, fortalecendo o esporte escolar e ampliando as chances de classificação para os Jogos Escolares Brasileiros, que está previsto para acontecer no mês de outubro, em Brasília-DF.
