Projeto Flor de Mandacaru – Roda Terapêutica nos Serviços Florescer (Foto: Ascom SMPM)
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM), realizou, durante o mês de maio, mais uma etapa do Projeto Flor de Mandacaru – Roda Terapêutica nos Serviços Florescer. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção da saúde mental, do acolhimento e do fortalecimento emocional das mulheres atendidas pela rede.
O projeto tem como principal objetivo oferecer um espaço seguro de escuta qualificada, cuidado e partilha de experiências, por meio de rodas terapêuticas conduzidas por psicólogas, técnicas da Secretaria, seguidas de práticas integrativas em saúde realizadas pela terapeuta Camila, do Centro de Referência Esperança Garcia (CREG).
Neste mês, o tema trabalhado foi “Cuidar de si para Florescer”, destacando a importância do autocuidado como ferramenta essencial para o bem-estar emocional e a qualidade de vida. Ao longo dos encontros, foram vivenciados momentos de acolhida, escuta sensível e trocas significativas, nos quais cada participante teve sua fala respeitada e valorizada, fortalecendo vínculos e promovendo um sentimento de pertencimento.
Projeto Flor de Mandacaru – Roda Terapêutica nos Serviços Florescer (Foto: Ascom SMPM)
As rodas terapêuticas possibilitaram reflexões profundas sobre a necessidade de olhar para si, reconhecer limites, acolher emoções e priorizar o próprio cuidado, especialmente diante dos desafios cotidianos enfrentados por muitas mulheres. O espaço também contribuiu para a redução do isolamento social e para o fortalecimento da autonomia emocional.
Como parte das atividades, após as rodas de conversa, foi realizada uma prática integrativa de aromaterapia, conduzida pela terapeuta do CREG, técnica que utiliza óleos essenciais para estimular o equilíbrio físico e emocional. A prática contribui para o alívio do estresse, da ansiedade e das tensões do dia a dia, promovendo sensações de relaxamento, bem-estar e conexão consigo mesma.
O Projeto Flor de Mandacaru segue como uma importante estratégia de cuidado integral às mulheres, promovendo não apenas o acolhimento, mas também o fortalecimento da autoestima, da autonomia e da saúde mental. A SMPM, reforça, por meio dessa ação, a importância de políticas públicas que valorizem o cuidado emocional como parte fundamental da garantia de direitos e da promoção da dignidade das mulheres.
A iniciativa continuará sendo realizada nos Serviços Florescer, ampliando o acesso a espaços de escuta e cuidado e reafirmando que toda mulher merece florescer, mesmo diante das adversidades.
- Projeto Flor de Mandacaru – Roda Terapêutica nos Serviços Florescer (Foto: Ascom SMPM)
- Projeto Flor de Mandacaru – Roda Terapêutica nos Serviços Florescer (Foto: Ascom SMPM)
- Projeto Flor de Mandacaru – Roda Terapêutica nos Serviços Florescer (Foto: Ascom SMPM)
- Projeto Flor de Mandacaru – Roda Terapêutica nos Serviços Florescer (Foto: Ascom SMPM)
