Teresina realiza audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos

A audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Teresina já tem data definida, acontece nesta sexta-feira (27) de março. O evento, aberto ao público, será realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) e marcará a divulgação dos resultados do mapeamento das áreas de risco no município, além das propostas de prevenção desses cenários.

A iniciativa é promovida pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) e pela Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, em parceria com a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef), Secretaria Municipal de Articulação Institucional (Semai) e Coordenação Agenda Teresina 2030.

De acordo com o pesquisador do SGB, Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada, a audiência pública representa uma etapa estratégica do processo. “Este é o momento de compartilhar o diagnóstico técnico com a população e gestores, promovendo o diálogo e permitindo que as recomendações sejam compreendidas e incorporadas ao planejamento municipal, com foco na prevenção de desastres e na redução de riscos”, destacou.

Após a apresentação, o documento será oficialmente entregue à Prefeitura de Teresina. Com base nas informações técnicas, caberá ao município definir prioridades e implementar ações estruturais e não estruturais voltadas à redução dos riscos identificados. O conteúdo completo do PMRR também será disponibilizado para consulta pública no site da Defesa Civil e Serviço Geológico do Brasil.

O secretário municipal de Defesa Civil de Teresina, coronel José Nunes, destaca a importância do plano para o fortalecimento das ações preventivas no município. “O PMRR é um instrumento fundamental para orientar nossas ações. O trabalho técnico realizado permitiu identificar com precisão as áreas de risco, o que fortalece a atuação da Defesa Civil e contribui diretamente para a proteção da população”, afirmou.

Elaboração do PMRR em Teresina

Previsto na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608/2012), o PMRR é um instrumento técnico de gestão que orienta os municípios na identificação, classificação e mitigação de riscos.

Em Teresina, os trabalhos tiveram início em outubro de 2024 e foram desenvolvidos em três etapas, concluídas em julho de 2025. Durante esse período, equipes do SGB, com apoio da Defesa Civil e participação de representantes comunitários, realizaram vistorias em diversos bairros para identificar áreas sujeitas a inundações e processos erosivos, classificando os níveis de risco com base em critérios técnicos.

Na etapa seguinte, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), realizou a revisão detalhada dos setores classificados como de risco alto e muito alto, elaborando propostas de intervenções estruturais para prevenção dos riscos.

Arte gráfica: Ascom Semdef